As rugas são marcas da pele que se acentuam durante o processo de envelhecimento. Elas estão relacionadas tanto com fatores intrínsecos (predisposição genética) como extrínsecos, que seriam os fatores ambientais, como exposição ao sol e tabagismo. Alguns estudos em gêmeos demostraram maior envelhecimento da pele nos grupos que fumavam e nos que tinham maior exposição ao sol sem proteção (1, 2 e 3).

Existem diferentes tipos de rugas, o que influencia nas opções de tratamento.

As rugas podem ser classificadas em:

  • RUGAS DINÂMICAS: são as chamadas “rugas de expressão”, aquelas que aparecem quando ocorre a contração dos músculos da região. Ex: rugas ao redor dos olhos (“pés de galinha”)
  • RUGAS ESTÁTICAS: são aquelas que estão presentes mesmo em repouso, sem contração muscular.

As rugas podem ser mais finas e superficiais ou profundas. Algumas vêm de ruga dinâmica prévia que não foi tratada e evoluiu para ruga estática (como aquelas no meio das sobrancelhas). Outras estão mais relacionadas à degeneração de fibras elásticas e produção de colágeno, o que ocasiona perda de elasticidade e redução do turgor da pele. Além disso, no processo de envelhecimento, temos reabsorção óssea e dos coxins de gordura que possuímos no rosto, o que favorece o realce de alguns sulcos e vincos, como os sulcos lacrimais (pálpebras inferiores) e sulcos nasogenianos (“bigode chinês”).

Assim, para propormos um TRATAMENTO para as rugas, a primeira coisa a ser feita é uma AVALIAÇÃO CLÍNICA DO PACIENTE. O conhecimento de seus antecedentes, tanto em relação a doenças, alergias e hábitos quanto em relação ao histórico de outros procedimentos estéticos prévios, é fundamental para verificarmos se há alguma contra-indicação a determinado tratamento. É importante também ter conhecimento sobre hábitos alimentares, práticas de exercícios físicos e tabagismo, o que pode ter influência na resposta esperada em alguns tipos de tratamento.

A primeira conduta a ser tomada é usar diariamente FILTRO SOLAR nas áreas expostas ao sol. A depender do tipo de pele, são recomendadas as opções de filtro mais adequadas. A seguir, podem ser indicados CREMES ESPECÍFICOS para uso diário.  Alguns ácidos têm ação benéfica comprovada, porém devem ser utilizados em concentração e forma corretas para evitar irritações e efeitos adversos. Outros ativos como antioxidantes, antiglicantes e alfa-hidroxiácidos também demonstraram efeitos benéficos em alguns estudos. O esquema terapêutico deve ser individualizado de acordo com as características da pele, grau de tolerância e época do ano.

Alguns PROCEDIMENTOS que podem ser indicados no tratamento das rugas são:

  • Aplicação de toxina botulínica
  • Preenchimentos cutâneos com ácido hialurônico
  • Aplicação de ácido polilático
  • Luz Intensa Pulsada
  • Lasers Fracionados
  • Ultrassom Microfocado
  • Peelings Químicos
  • Microagulhamento

 

Portanto, atualmente, existem vários recursos terapêuticos que podem ser utilizados no tratamento e na prevenção de rugas. Uma avaliação criteriosa e um acompanhamento regular são fundamentais para a identificação de qual deles poderá ser utilizado em cada momento da vida.

 

Referências:

 

Dra Daniela Chaves Tarquinio – Dermatologista

CRM SP 114921 RQE 32619