O que é Rosácea?

É uma doença vascular inflamatória crônica, caracteriza-se por eritema, telangiectasias (vasos finos avermelhados), edema e pápulas, que podem ser acompanhados por pústulas e, nos quadros mais avançados, nódulos e espessamento da pele com irregularidades de sua superfície.

Nos quadros iniciais, ocorrem os surtos de vermelhidão na face que vão se tornando mais frequentes até o paciente permanecer constantemente vermelho. No avançar da doença, podem surgir os demais elementos do quadro clínico. Ocorre principalmente em adultos entre 30 e 50 anos de idade. É mais frequente em mulheres, mas os homens costumam manifestar as formas mais graves da doença.

 

Agravantes da rosácea: Bebidas quentes, Álcool, Luz ultravioleta, Vento, Frio, Medicamentos vasodilatadores e Fatores emocionais

 

Tratamento:

A pele do paciente com rosácea é extremamente sensível a produtos químicos e físicos como sabões, higienizadores alcoólicos, adstringentes, abrasivos e peelings. Deve-se afastar os fatores desencadeantes e fazer uso de cremes calmantes. Alguns antibióticos são efetivos em algumas fases do tratamento. A luz intensa pulsada está indicada no tratamento da vermelhidão e dos vasos da face (telangiectasias). Como a radiação ultravioleta é um desencadeante importante, é importante enfatizar o uso de filtros solares diariamente no rosto, escolhendo o produto mais adequado para cada tipo de pele. É fundamental o acompanhamento com médico dermatologista que irá indicar o melhor esquema terapêutico de acordo com a fase da rosácea que o paciente apresentar e, assim, obter o controle da doença de maneira mais eficaz.

Dra Renata Bazan Furini – Dermatologista

CRM 81953 RQE 18952/02