Os cabelos possuem 3 fases durante sua vida: anágena, telógena e catágena, que se seguem uma após a outra num ciclo contínuo de renovação. Durante a vida temos de 10 a 20 ciclos.

90% dos cabelos existentes no couro cabeludo estão na fase anágena, que representa a fase do crescimento e dura de 2 a 7 anos. As outras duas fases correspondem as fases de queda e repouso, respectivamente e duram 2 a 4 meses cada uma.

É normal haver uma queda de até cem fios por dia, dependendo do volume de cabelos, e isto faz parte do ciclo natural de renovação capilar. Os fios do couro cabeludo crescem em média 1 cm ao mês.

As causas que levam a queda dos cabelos, são muito variadas e exige uma avaliação clínica bem detalhada e muitas vezes a colaboração de exames laboratoriais. Podemos dividi-las em causas internas e externas.

Causas externas:

– sol – cloro – secador de cabelos – chapinhas – alisamentos – tintura- tração contínua -> todas elas alteram a haste capilar tornando o cabelo frágil e quebradiço.

 

Causas internas:

– deficiências nutricionais – cirurgia bariátrica – doenças agudas-doenças imunológicas – doenças do couro cabeludo – alterações hormonais – pós parto -medicações  – quimioterapia -hereditariedade – saúde emocional.

As formas de apresentação e evolução das alopecias ( quedas de cabelos ) variam muito de acordo com a causa. Existem forma muito brandas que vão desde uma simples queda, sem perda de volume ou alterações no couro cabeludo, que até regridem espontaneamente e formas mais intensas com presença de lesões ou alterações definitivas do folículo, gerando perda permanente dos cabelos e aspectos cicatriciais do couro cabeludo.

 

Os tratamentos são direcionados para a causa, portanto o sucesso do tratamento depende de um diagnóstico correto, que pode ser feito por um médico dermatologista de sua confiança.

Os tratamentos indicados podem ser para uso em casa, como shampoo, loções, medicamentos tópicos ou orais, ou de uso em consultório, como aplicações de medicações no couro cabeludo, tratamento com luzes vermelha e infravermelha ( LED ), correções cirúrgicas e implantes.

 

DICAS:

Para ter um cabelo saudável a alimentação é fundamental. Uma dieta rica em sais minerais, especialmente ferro e zinco, encontrado na carne vermelha, feijão, vegetais escuros e frutos do mar;

As vitaminas do complexo B presentes em vegetais escuros, germe de trigo, castanhas;

A vitamina A encontrada na cenoura, tomate, mamão ;

A vitamina D presente nos derivados do leite e sol e ainda as proteínas das carnes, peixe, ovo, leite, é importante nos cuidados dos seus cabelos .

O segundo ponto mais importante é não agredir os fios. Evite procedimentos químicos repetitivos, calor excessivo e amarrar os cabelos diariamente. Se ainda assim persistirem os sintomas, então você está precisando da ajuda do dermatologista, médico especializado em pele e cabelos.

 

Dra Vani Aparecida de Miranda Moscardini – Dermatologista

CRM SP – 54699

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *