A psoríase é uma doença inflamatória crônica, não contagiosa que pode acometer pele, unhas e/ou articulações. Clinicamente caracterizada por lesões cutâneas avermelhadas e descamativas que podem variar em número, tamanho e grau de descamação.

Alguns fatores como clima seco, pele seca, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, infecções e estresse podem contribuir com piora clínica da psoríase. Hábitos de vida saudáveis, atividades que promovem o bem estar, hidratação adequada da pele e exposição sol controlada são de grande auxílio no tratamento da doença.

É importante acompanhamento com médico dermatologista para avaliação individualizada e programação do melhor tratamento para controle da psoríase. Podem ser utilizados medicamentos tópicos, orais, injetáveis e fototerapia; de forma isolada ou combinada. Isso vai depender não apenas da quantidade, localização e aspecto das lesões, mas também no impacto que a doença provoca na qualidade de vida do paciente, assim como de outras doenças que o paciente possui. O uso indiscriminado de medicamentos, inclusive tópicos, pode trazer efeitos indesejáveis, assim como recaídas importantes quando suspensos, além de retardar o tratamento adequado.

 

Dra Daniela Chaves Tarquinio – Dermatologista

CRM SP 114921  RQE 32619