NEVOS / PINTAS
Os nevos, mais conhecidos por pintas ou sinais, são lesões de pele benignas formadas pelo acúmulo de células pigmentadas na pele (melanócitos). Podem estar presentes desde o nascimento ou surgirem ao longo dos anos.
Alguns nevos podem ser precursores de um tipo de câncer de pele chamado melanoma e outros podem ser confundidos com ele.
Para diferenciar um nevo de um melanoma, inicialmente o dermatologista avalia a lesão de pele com um aparelho chamado dermatoscópio. Quando a lesão é considerada suspeita, é indicada a remoção cirúrgica para exame anátomo-patológico, o qual vai definir exatamente qual a natureza da lesão.
Portanto, a dermatoscopia é um exame que o dermatologista faz na consulta médica que é muito importante para analisar as pintas e assim orientar o seguimento mais adequado em cada caso.
Existe uma regra mnemônica do ABCDE que serve de alerta aos pacientes para procurarem o dermatologista antes do programado caso percebam algo duvidoso:
A: Assimetria => Ao dividirmos a lesão ao meio, se percebermos que um lado não é igual ao outro temos uma assimetria, que é uma característica de lesão suspeita
B: Borda => Lesões com bordas irregulares são suspeitas
C: Cor => Múltiplas cores em uma lesão é uma característica suspeita
D: Diâmetro => Lesões maiores que 6 mm também são suspeitas.
E: Evolução => Alteração de tamanho, cor, sangramento são características de lesão suspeita
Essas e outras características são analisadas em conjunto para classificar as lesões de pele em suspeitas ou não e indicar a melhor conduta.
É importante o conhecimento das pintas do corpo e, pelo menos uma vez ao ano, fazer uma consulta com dermatologista para uma análise mais detalhada das mesmas para orientação adequada de seu acompanhamento.
Dr Ricardo Toreli – Dermatologista
CRM SP 104748