LUZ INTENSA PULSADA

A luz intensa pulsada é uma tecnologia que utiliza feixes de luz para rejuvenescimento e melhora da qualidade da pele. É um tratamento não invasivo e muito útil em diversos tratamentos dermatológicos.

 

Indicações:

  • Clareamento de manchas como melanoses solares (manchas senis) e efélides (sardas)
  • Rejuvenescimento de face, pescoço, colo e mãos (promove clareamento da pele, estímulo de colágeno, com melhora do viço e tônus da pele)
  • Tratamento de vasos superficiais
  • Rosácea
  • Hiperpigmentação periorbitária (olheiras)
  • Estrias recentes (avermelhadas)
  • Epilação – indicada para pelos mais finos e mais claros

 

Procedimento:

Após higienização da área tratada, uma fina camada de gel é colocada na pele e, em seguida, a ponteira da luz intensa pulsada é aplicada. O paciente utiliza óculos especial para proteção dos olhos durante todo o tratamento. Durante o procedimento, o paciente poderá sentir uma leve ardência. A pele pode ficar discretamente avermelhada depois da aplicação, especialmente em áreas de tratamento de vasos, com melhora em algumas horas. O paciente observará o escurecimento temporário das manchas com formação de finas e pequenas crostas sobre elas que cairão durante a semana. O tratamento com luz intensa pulsada não exige afastamento do paciente das atividades diárias, podendo retomá-las no mesmo dia.

 

Cuidados:

O tratamento não é recomendado em peles bronzeadas, gestantes, pacientes com epilepsia e com doenças que têm maior sensibilidade a luz. Após o procedimento não deve haver exposição ao sol prolongada e deve-se utilizar o filtro solar indicado a cada 2 horas, além de cremes específicos indicados pelo dermatologista.

 

Observações:

O número de sessões varia de acordo com a indicação e quadro clínico do paciente, o que é melhor orientado na consulta médica pré-tratamento. Após cada sessão, o dermatologista reavalia a resposta e a necessidade de realizar sessões complementares.

Sempre é feita a prescrição de filtros solares adequados ao tipo de pele e cremes tanto durante quanto após o tratamento (manutenção).

Pode ser necessária a associação com outros procedimentos dermatológicos a depender da indicação clínica. Por exemplo: aplicação de toxina botulínica e/ou preenchimentos cutâneos no tratamento do envelhecimento da pele.

 

Dra Daniela Chaves Tarquinio – Dermatologista

CRM SP 114921 RQE 32619