Os lasers fracionados são equipamentos que utilizam tecnologia na qual os raios atingem a pele em micro feixes de luz, de modo que apenas frações de pele são diretamente atingidas pelo laser e áreas de pele ao redor se mantém intactas. A energia do laser propaga-se lateralmente e leva ao aquecimento das camadas mais profundas de pele adjacente estimulando a produção e remodelação de colágeno.
O fracionamento dos raios permite maior segurança e menor tempo de recuperação da pele após o procedimento.
INDICAÇÕES:
- Peeling a laser superficial e profundo (melhora de viço, textura e poros)
- Rejuvenescimento do rosto, pescoço, colo, braços e mãos
- Rugas da área dos olhos e ao redor da boca (código de barra)
- Fechamento de poros
- Estrias recentes e antigas
- Cicatrizes de acne, cirúrgicas e acidentais
Existem equipamentos de laser fracionados ablativos e não ablativos. Os lasers ablativos atingem tanto a camada mais superficial da pele (epiderme) quanto a segunda camada (derme). Já os não ablativos têm a energia dirigida para a derme, poupando a epiderme. Dessa forma, o tempo de recuperação quando utilizamos os lasers ablativos é maior, porém os resultados para tratamento dos sinais de envelhecimento são melhores. Os lasers não ablativos têm a vantagem de não necessitar do afastamento do paciente de suas atividades diárias.
A escolha de qual tecnologia deverá ser utilizada é definida pelo dermatologista após um exame cuidadoso do paciente, histórico clínico, avaliação do grau de envelhecimento da pele, rotina do paciente em relação à exposição solar diária e tempo disponível para recuperação da pele.
Dra Daniela Chaves Tarquinio – Dermatologista
CRM SP 114921 RQE 32619