Hiperidrose (Suor Excessivo)
A hiperidrose é uma condição onde o paciente apresenta uma hiperatividade das glândulas sudoríparas ocasionando transpiração excessiva. Situações corriqueiras como um aperto de mão ou um abraço podem se tornar embaraçosas para os pacientes com hiperidrose. Da mesma forma, as manchas escuras nas camisas mesmo em dias frescos podem comprometer a auto estima.
A hiperidrose pode ser localizada em algumas partes do corpo como axilas, palmas das mãos e plantas dos pés ou generalizada. Pode ser primária quando o paciente não apresenta outra doença. Esta tem característica genética e, geralmente, inicia na adolescência. Também pode ser secundária a alguma outra doença como alterações de tireóide, da hipófise, diabetes, tumores, medicamentos, dentre outros.
A avaliação médica é importante para excluir possível causa e indicar o melhor tratamento para o caso. A toxina botulínica é uma opção terapêutica no controle da transpiração em áreas localizadas como axilas e região palmar. É um procedimento pouco invasivo realizado em consultório e consiste em aplicações da medicação nas áreas afetadas.
Referências Bibliográficas:
- The Etiology of Primary Hyperhidrosis: A Systematic Review. Hashmonai M, Cameron AEP, Connery CP, Perin N, Licht PB.
- Management of hyperhidrosis. Stashak AB, Brewer JD. Clin Cosmet Investig Dermatol. 2014 Oct 29;7:285-99.
- [Axillary hyperhidrosis, botulinium A toxintreatment: Review]. Clerico C, Fernandez J, Camuzard O, Chignon-Sicard B, Ihrai T. Ann Chir Plast Esthet. 2016 Feb;61(1):60-4. Review.
Dra Daniela Chaves Tarquinio – Dermatologista
CRM SP 114921 RQE 32619