Acne (espinhas)

O que é Acne?
A acne é uma doença de pele que causa a formação de comedões ( cravos ) e lesões vermelhas inflamadas (pápulas, pústulas e cistos), popularmente conhecidos por espinhas. A acne é mais comum em adolescentes, mas pode acontecer em qualquer idade, mesmo em bebês.

A acne tende a atingir pessoas da mesma família e pode ser desencadeada por:

– Alterações hormonais relacionadas à menstruação, gravidez, pílulas anticoncepcionais ou estresse
– Produtos oleosos, cosméticos para pele e cabelos
– Determinados medicamentos (como por exemplo esteroides, testosterona, estrógeno e fenitoína)
– Níveis altos de umidade e suor

Tratamento de Acne

Cuidados Gerais:
Lavar a pele suavemente com um sabonete indicado duas vezes ao dia, removendo toda sujeira e maquiagem, que deve ser apropriada para o tipo de pele. Entretanto, evitar esfregar ou lavar a pele repetidamente. Não espremer, apertar ou coçar as espinhas. Embora seja tentador, isso pode causar infecções e cicatrizes na pele. Não utilizar cremes ou cosméticos oleosos na pele.

Medicamentos controlados para acne:
O médico dermatologista pode receitar medicamentos tópicos e sistêmicos para o controle adequado da acne de acordo com a forma clínica apresentada por cada paciente. Medidas adjuvantes como limpeza de pele, peelings químicos, sessões de LED e laser podem ser utilizados dependendo da resposta apresentada ao tratamento domiciliar, no intuito de aprimorar o controle da doença.

Cicatrizes de Acne:
Existem vários tipos de cicatrizes de acne. Algumas são elevadas e outras são deprimidas e há graus variados de profundidade e tamanho das mesmas. Existem tratamentos para melhorar o aspecto das cicatrizes. O objetivo do tratamento é superficializar as marcas e deixá-las mais discretas.
A escolha terapêutica dependerá da avaliação rigorosa do paciente e podem ser utilizados: peelings químicos, técnicas cirúrgicas, microagulhamento, sessões de laser fracionado e preenchimento da pele nas áreas de cicatriz.

Dra Renata Bazan Furini – Dermatologista
CRM 81953 RQE 18952/02