A radiação ultravioleta (UV) presente nos raios solares podem provocar na pele efeitos agudos, como as queimaduras e efeitos crônicos, que surgem pela ação dos raios UV na pele de forma cumulativa ao longo dos anos. Nestes, identificamos os sinais de envelhecimento (rugas, manchas, vasinhos, alteração da espessura) e lesões de pele propriamente ditas, como lesões pré-cancerígenas (ceratoses actínicas) e câncer de pele. Por isso, são importantes o conhecimento e a prática de medidas de proteção solar, não apenas em situações de maior exposição ao sol como em praias e piscinas, mas também no dia a dia.
Seguem algumas dicas:
- O uso dos filtros solares deve ser diário nas áreas não cobertas pelas roupas.
- Use filtro solar com FPS mínimo de 30. Em algumas situações especiais recomendamos fatores de proteção mais altos.
- Além do FPS, que mede a proteção contra os raios UVB, também é importante atentar com a proteção dos raios UVA, que é medida através do PPD e deve ser pelo menos 1/3 do valor do FPS.
- Aplique o filtro solar de 15 minutos antes da exposição ao sol.
- Na praia, além do filtro solar, use chapéus de abas largas, barracas grossas que protejam a passagem dos raios UV e roupas apropriadas.
- Use o filtro solar mesmo se o dia estiver nublado.
- Evite exposição direta e prolongada ao sol entre 10h da manhã e 3 horas da tarde, quando há maior incidência dos raios UVB na superfície da Terra.
- Nas atividades ao ar livre, reapliquei o filtro solar a cada 2 horas e também após mergulhos na água ou transpiração excessiva.
- A aplicação do protetor solar deve ser uniforme e generosa. Veja a “regra da colher de chá” nas nossas dicas. Se aplicar quantidade menor, terá proteção menor do que a indicada no rótulo do produto.
- Não misture o filtro solar com outros cremes antes de aplicar na pele. Você vai reduzir o fator de proteção indicado no rótulo.
- Lembre-se de proteger você e seus filhos.
- Crianças a partir de 6 meses de idade podem usar o filtro solar.
- Permaneça na sombra sempre que possível. Cuidado extra perto da água, na neve e na areia.
- Não se esqueça de passar nas orelhas, lábios e dorso dos pés e peça para alguém aplicar nas costas.
- Lembre-se de proteger os olhos: use óculos com lentes que protejam contra ultravioleta.
- Não se queimar! Cada queimadura solar com bolhas na infância duplica o risco de melanoma na vida adulta.
Dra Daniela Chaves Tarquinio – Dermatologista
CRM SP 114921 RQE 32619